segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Expulsos os dois policiais envolvidos na morte do pequeno João Roberto


Em janeiro de 2009, a Polícia Militar decidiu expulsar os dois policiais envolvidos na morte do menino João Roberto, ocorrida em 6 de julho de 2008 na rua Uruguai, na Tijuca. Ao contrário do que foi noticiado anteriormente, não foi somente o cabo William de Paula a ser expulso da corporação, mas também o soldado Elias Gonçalves Costa Neto. A decisão foi tomada por um colegiado da corporação e foi atendida pelo comandante-geral, o coronel Gilson Pitta, como informou em primeira mão o Blog Casos de Polícia, do Extra Online.

A decisão foi publicada no Boletim da Polícia Militar. O documento informava que o soldado Elias havia sido posto de licença. No entanto, a Polícia Militar informou que trata-se apenas de uma nomenclatura diferenciada, já que o soldado não tinha estabilidade por ter menos de 10 anos na polícia.

O dois militares foram submetidos a um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) que observou a atuação de ambos na ocorrência que culminou na morte de João Roberto. A conclusão foi que os dois não são mais capazes de exercer a função de policial militar. O advogado de Willian informou que o cabo irá recorrer da decisão.

Em julho de 2008, Alessandra Amorim Soares chegou com seus dois filhos à rua Uruguai em seu Palio. O veículo foi atingido por vários disparos feitos pelos policiais, apesar do apelo da mãe alegando que não estava armada. Os policiais teriam confundido o carro de Alessandra com o de bandidos durante uma perseguição.

Em dezembro de 2008, William de Paula foi absolvido pelo 2º Tribunal do Júri da Capital. No julgamento, William reconheceu que errou ao confundir o carro onde estava o menino e sua mãe, com um veículo ocupado por bandidos.

Na época da absolvição pelo Tribunal do Júri, o governador Sérgio Cabral afirmou que os jurados erraram. Cabral defendeu o afastamento do policial e disse que o PM não está preparado sequer para fazer serviços administrativos.

Elias Gonçalves da Costa, que acompanhava o cabo William, e acusado de matar o pequeno João Roberto Amorim Soares, foi julgado no 2º Tribunal do Júri, no dia 24 de novembro de 2011 e absolvido, com o placar de 5 votos a 2, depois de mais de sete horas de julgamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário